Embaixada da República do Malawi no Brasil

Embaixada da República do Malawi no Brasil

Oportunidades de Exportação

Atmosfera Comercial

A comercialização no Malaui é legalizada através de uma licença para importação e exportação, necessária somente para alguns produtos em que riscos à segurança e a saúde são itens relevantes.  O Malaui faz parte de um grande número de acordos comerciais bilaterais, regionais e multilaterais que pretendem facilitar o comércio de negócios. Os principais acordos comerciais são entre a Organização Mundial do Comércio (OMC), a União Européia, através da "Tudo, Exceto Armas" (EBA), a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA). Além da OMC, esses acordos comerciais oferecem privilégios aos bens originários do Malaui. Além disso, o Malaui também é beneficiário da Lei do Crescimento e Oportunidade para a África (AGOA), através do qual exporta direitos de acesso e sistema livre de quotas para os Estados Unidos.

O Malaui produz uma ampla gama de produtos para exportação, tais como o tabaco, o chá e o açúcar, sendo esse o mais tradicional para exportação, superando 80% dentre os produtos nacionais exportados do Malaui. Entretanto, como resultado da diversificação de exportações, alguns produtos não-tradicionais  têm se desenvolvido com a finalidade de serem exportados. Os produtos não-tradicionais se dividem em três categorias: agrícolas, manufaturados e outros produtos. A agricultura ainda se mantém como base principal da economia do país.

Os seguintes tópicos destacam oportunidades de exportação para alguns produtos selecionados pelos principais mercados:

Tabaco

O tabaco é o alicerce da economia do Malaui e o maior fornecedor de divisas no país, correspondendo a 60% do total da receita interna de exportação. O tabaco do Malaui também é reconhecido pela sua textura ideal para o preenchimento de cigarros. O Malaui é o maior produtor de tabaco curado do mundo, e cerca de 75% da população malauiense é dependente do cultivo do tabaco.

Molho de Pimenta

O molho de pimenta é um dos produtos mais populares que o Malaui produz, tanto para mercados regionais como para os de exportação global. Os molhos são produzidos em diferentes sabores, e são perfeitos no preparo pratos variados. Atualmente, o molho de pimenta do Malaui é exportado para a África do Sul, Alemanha e Reino Unido.

Café

O Malaui é produtor de Coffea Arabica, uma espécie de café natural que é produzido principalmente para o mercado de exportação. O Coffea Arabica é cultivado por pequenos agricultores rurais, e com a criação da Associação de Café do Malaui (CAMAL), estima-se que a produção de café de excelente qualidade cresça. Há também oportunidades de investimento na área de produção de café instantâneo. Os maiores exportadores de café do Malaui são a Alemanha, os Estados Unidos e a África do Sul.

Chá

O Malaui é o segundo maior produtor de chá da África. O chá é geralmente produzido nas propriedades rurais e sua safra é a segunda maior a nível de exportação, depois do tabaco. As principais plantações de chá estão localizadas nos distritos de Mulanje e Thyolo, e ocupam 16.000 hectares de terra, cerca de 160.000.000 m². O Malaui é o país pioneiro na produção de chá na África, tendo o início de sua comercialização nos anos 1880, no distrito de Mulanje. O Malaui dispõe de um tipo similar de chá, ao qual adiciona outros tipos de chá.

Trigo

O trigo é um produto importante tanto para a alimentação como para obtenção de lucros. Normalmente, ele cresce sob os resíduos de umidade e chuvas passageiras em algumas regiões do país. A demanda por trigo é alta, e sua produção atual é de aproximadamente 4.605 toneladas ao ano, enquanto a produção total de grãos exigida é de aproximadamente 30.000 toneladas.

Legumes  

Os legumes são fonte de sais minerais e vitaminas. As condições climáticas favoráveis tornam possível o cultivo de vegetais em quase todo o país. Apesar disso, o fornecimento de legumes é baixo durante algumas épocas do ano. A distribuição irregular de legumes causa um déficit que faz com que o país precise importar legumes, principalmente exóticos, de países vizinhos como a África do Sul. Os produtos mais comumente cultivados no Malaui e que têm potencial para exportação são: vagem, quiabo, tomate, cebola, aspargo, mini-repolho, beringela, alface, milho doce, champignon e shimeji-preto.

Grãos

Os grãos compreendem o feijão, grão-de-bico, guandu, grão moído, feijão-da-Índia e feijão-da-China. Alguns desses grãos são usados como ingrediente básico para o "dal" (prato da culinária indiana), e são fonte de proteína e considerados uma iguaria pelas pessoas de origem asiática. Os grãos também possuem um preço acessível e são substitutivos para a carne animal.

Algodão

O algodão é um produto tradicionalmente importante para a safra comercial do Malaui, e contribui no rendimento agrícola de mais de 200.000 famílias. A fim de estimular a produção para exportação, o Governo disponibilixou fundos extras para capacitar os produtores rurais em seus investimentos agrícolas. É estimado que a produção de algodão poderia facilmente atingir a marca de 100.000 toneladas, como resultado no aumento de investimentos e rendimentos.

Açúcar 

O açúcar é fonte de divisas estrangeiras, atrás somente do tabaco e do chá. As excelentes condições climáticas e o solo fértil combinado com uma irrigação proveninente de fontes de água seguras são ideais para elevar a produtividade no atual cultivo da cana-de-açúcar de alta qualidade. Através da vantagem regional e multinacional que possui, o açúcar do Malaui continua se mantendo com forte presença comercial dentro de sua região, nos Estados Unidos e na União Européia.