Embaixada da República do Malawi no Brasil

Embaixada da República do Malawi no Brasil

Oportunidades de Investimento

O Governo, através do Instituto de Estratégias para o Crescimento e Desenvolvimento do Malaui (ECDM II), identificou um progresso nos investimentos locais e diretos como ferramenta para conquistar o desenvolvimento econômico sustentável, reduzir a pobreza, aumentar as exportações e ampliar o desenvolvimento em infraestrutura. O Governo reconheceu que o setor privado é a principal máquina para o crescimento da economia sustentável. Nesta perspectiva, o Governo se comprometeu a criar um ambiente propício para o forte crescimento desse setor. Atualmente, há oportunidades de investimento em todos os setores da economia. Entretanto, o Governo, junto ao Plano de Restabelecimento da Economia (PRE), identificou certas áreas prioritárias, devido a seus potenciais em gerar um crescimento econômico sustentável e desenvolvimento em infraestrutura, aumentando assim, as receitas de exportação do Malaui e reduzindo a pobreza. Os setores prioritários oferecem excelente retorno aos investidores locais e estrangeiros. As áreas prioritárias direcionadas são:

1. Agricultura e Processamento Agrícola

Há várias oportunidades de investimento na agricultura e processamento agrícola, incluindo criação de gado (para produção de leite e carne bovina), aquicultura, horticultura, açúcar, suinocultura, produção de mel, desenvolvimento integrado de algodão, produção de mandioca e plantação de cogumelo.

Esses produtos agrícolas podem ser produzidos e exportados através de acordos comerciais com: a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (CDAA), o Mercado Comum da África Austral e Oriental (MCAAO), a Lei de Crescimento e Oportunidade para a África (LCOA), a Tarifa Geral para Tratamento Preferencial na China, e os Regimes Comerciais Preferenciais da Índia e do Japão, que beneficiam países menos desenvolvidos economicamente.

1.1 Plantações e Frutas  

Soja

O processo de produção de grãos de soja é um negócio rápido e crescente. Produtos a base de soja são usados em padarias, nas indústrias de carne e de ração animal, a fim de aumentar o valor nutricional de seus alimentos, assim como o prazo de validade de seus produtos.

As oportunidades de investimento incluem a transformação da soja em iogurte, queijo, velas, ração de gado, biocombustíveis, óleo de cozinha, substitutivos para a carne e margarina para mercados locais e internacionais.

Frutas e Legumes

O Malaui dispõe de uma enorme variedade de frutas e legumes que incluem: laranja, tangerina, mamão, goiaba, manga, abacate, abacaxi, banana, tomate e cebola. A maioria das frutas e legumes encontrados no Malaui não é industrializada ou em conserva, por isso podem estragar com facilidade, principalmente no pico da estação. As frutas e legumes normalmente crescem nos distritos de Ntcheu, Dedza, Mwanza, Salima e nas serras do Condado de Shire.

As oportunidades de investimento em frutas e legumes são encontradas em:

  • Atividades agrícolas em larga escala comercial e contrato de produção agrícola;
  • Valor econônimo acrescido no processo de fabricação de purê, temperos, patês e sucos;
  • Áreas de depósitos, limpeza e triagem; 
  • Engarrafamento e embalamento dos produtos;
  • Instalações para transporte refrigerado;
  • Desenvolvimento de mercado.
Guandu/Grãos

O guandu, ou mais conhecido como ervilha-de-pombo, possui altos níveis de proteína e importantes aminoácidos como a metionina, lisina e o triptofano. O guandu é produzido em larga escala, tanto para o consumo caseiro como para uso industrial. Ele também pode ser produzido como suplemento alimentar ou como ingrediente do iogurte "Dahi", a ser vendido no mercado asiático. As folhas, flores, vagens e sementes também tornam a ração animal mais nutritiva. 

Chá

Há diversas oportunidades de investimento na produção comercial de chá em larga escala para exportação mundial, incluindo Europa, Ásia e a própria África. Muitas vezes as fábricas investem na produção de chá local para a mesma finalidade.

Açúcar

O Malaui produz açúcar suficiente para seu consumo interno e também para exportação. As oportunidades de investimento na produção de açúcar em larga escala encontram-se em áreas abaixo da rota do Movimento de Área Verde (MAV). As usinas de açúcar também fazem parte desse processo de produção, assim como na produção de etanol e produtos farmacêuticos.

Desenvolvimento Integrado de Algodão

O governo do Malaui deseja investir no desenvolvimento da indústria integrada de algodão como potencial de uma futura estratégia diversificada, além do tabaco, principalmente dada sua pressão global ao anti tabagismo. Essa estratégia envolve o desenvolvimento da indústria através de uma corrente de valores que vai desde a multiplicação de sementes até a produção no setor têxtil. Há, entretanto, oportunidades nas seguintes áreas:

  • Venda de sementes certificadas, produtos químicos, fumigantes e sprays;
  • Produção agrícola comercial em larga escala, assim como contrato agrícola;
  • Sistematização do descaroçamento do algodão, suas fibras e das indústrias têxteis;
  • Exportação de algodão prensado e produtos têxteis para os Estados Unidos, através do Acordo Comercial d AGOA - Lei do Crescimento e Oportunidade para a África.
Produção de Mandioca

A mandioca (Manihot Esculenta) é um alimento primordial no cultivo sustentável de áreas de costa marítima, como Nkhota-kota, Nkhata-Bay, Rumphi, e outras regiões do Malaui. Dentre as vantagens em se cultivar mandioca estão: é um alimento resistente à seca, capaz de desenvolver-se em solos áridos, possui requisitos mínimos de trabalho para seu cultivo e sua colheita oscila abaixo do milho. A mandioca também funciona como cultura de rendimento, e as oportunidades de investimento existentes são as seguintes:
  • Comercialização agrícola em larga escala por todo o Lago Niassa;
  • Fábricas de processamento de amido e farinha, para uso caseiro e industrial;
  • Venda de clones certificados; pragas e controle de doenças.
Produção de Cogumelos

Cogumelos possuem alto valor na cultura de rendimentos, é fonte de vitaminas B1 e B2, minerais, potássio, cálcio, ferro, proteína e aminoácidos essenciais. As oportunidades de investimento existentes são:
  • Produção comercial em larga escala para mercados locais e internacionais;
  • Venda de cogumelos enlatados e em embalagens para supermercados locais populares, hotéis e restaurantes.
1.2 Pecuária

Criação de Gado
- As oportunidades de investimento existentes são:
  • Aperfeiçoamento das raças de gado, inseminação artificial, remédios e serviços de extensão;
  • Cultivo e produção de ração (em estoque para venda aos produtores rurais);
  • Processo de fabricação de tanques refrigerados e equipamentos de coleta (ex: colheita de leite);
  • Prestação de serviços, que incluem: inseminação artificial, operação de tanques de imersão e controle de remédios;
  • Transporte de leite "cru" para seu processo de industrialização.
Criação de Porcos

O governo do Malaui têm se empenhado no aperfeiçoamento da produção suína, através da promoção sobre a alta disponibilidade de porcos, carne de porco, e produtos suínos. As oportunidades de investimento existentes são:
  • Serviços em aperfeiçoamento de raças e suplementos alimentares para porcos;
  • Inseminação artificial;
  • Serviços de ração para porcos;
  • Serviços médicos.
1.3 Pesca/Aquicultura

O Malaui tem por objetivo manter e aumentar a produtividade de pescas de alta e baixa escala para ambos mercados nacional e internacional. Os peixes encontrados no Malaui, principalmente a tilápia e o bagre, registram uma grande procura em países como a África do Sul, Europa e Ásia. A abundante quantidade de água doce do terceiro maior lago da África, o Lago Niassa, é berço de algumas das mais saborosas tilápias (regionalmente conhecidas como chambo). As oportunidades de investimento existentes são:
  • Comercialização de peixes em larga escala para os mercados interno e externo, fazendo uso de tecnologias avançadas de pesca;
  • A captura de peixes com gaiolas de pesca é um método que tem sido estimulado;
  • A commercialização de carpas é outra oportunidade.

2. Desenvolvimento do Turismo

O Malaui possui atrações turísticas belíssimas e únicas, como o Lago Niassa, parques nacionais, reservas ecológicas, as Montanhas de Mulanje, caças selvagens (as cinco maiores), florestas nativas, monumentos culturais e históricos como lápides antigas e vilarejos que datam da época da escravidão.

- As oportunidades de investimento são:
  • Ecoturismo;
  • Hotéis, áreas de camping e alojamentos;
  • Desenvolvimento em infraestrutura de suporte, que inclui energia elétrica, água, transporte e Informação, Comunicação e Tecnologia (ICT);
  • Safaris, viagens e excursões;
  • Hotéis em meio a natureza selvagem;
  • Cassinos e centros de entretenimento;
  • Os tradicionais e culturais "torupes" (turismo nas comunidades).
3. Mineração

O Malaui é naturalmente dotado de vastos recursos minerais não-explorados. O Governo espera um aumento estável anual de seu Produto Interno Bruto (PIB) de no mínimo 10% na contribuição do setor de mineração. Atualmente, a o setor minerador é limitado à extração de carvão, minérios, pedras preciosas e produção de calcário.

- As oportunidades de investimento incluem: extração de ouro, urânio, metais do grupo da platina (MGPs), metais comuns, níquel, cobre, rochas ornamentais, fosfato, metais pesados, grafite e carvão.

4. Capacidade de Produção

A capacidade de produção do Malaui é responsável por cerca de 12% do PIB do país. Além dos produtos agrícolas tradicionais como o tabaco e o chá, que são exportados em estado de semi-industrialização, há ótimas oportunidades para que investidores convertam os produtos agrícolas em mercadorias para fabricação, como os listados abaixo:

4.1 Fabricação de Tecidos e Vestuário

Com as oportunidades de mercado regidas pela AGOA (Lei do Crescimento e Oportunidade para a África) e os acordos bilaterais preferenciais entre o Malaui e a África do Sul, os investimentos nas indústrias têxteis/vestuário são uma opção inteligente para os investidores estrangeiros.

4.2 Fabricação de Lâmpadas

O Malaui importa a maioria dos acessórios elétricos domésticos requisitados no país, tais como cabos, tomadas, interruptores e materiais para construção; como produtos siderúrgicos, por exemplo. Os investidores são, portanto, convidados a investir nesse setor, a fim de reduzir as importações atuais e economizar no valor da taxa cambial.

4.3 Silvicultura

As maiores florestas do Malaui são: o planalto Vipya (Lusangazi, Chikangawa), o planalto Nyika, em Chelinda, Dedza, e os planaltos Mulanje e Zomba. As oportunidades de investimento existentes estão abaixo:

  • Valor econômico acrescido às reservas florestais através da fabricação de madeira e produtos silvícolas, tais como lousas, tábuas a preços reduzidos, placas de madeira, entre outros;
  • Reflorestamento;
  • Possível concessão de áreas florestais;
  • Acordos para fornecimento de registro para o corte e extração de madeiras já existentes.
5. Desenvolvimento de Energia Elétrica

Essa indústria é crucial, assim como apoia outras indústrias em relação ao crescimento econômico sustentável e desenvolvimento de infraestrutura. É necessário que haja enormes investimentos privados para que se identifique um aumento na demanda de energia elétrica para ambos usos industrial e doméstico. As fontes de energia mais usadas no Malaui são energia hidrelétrica, combustíveis fósseis e biomassa. O Governo tem convidado empresários nacionais e estrangeiros para investirem nas seguintes áreas:

  • Geração de energia hidrelétrica, bem como sua distribuição e transmissão;
  • Energia solar;
  • Energia eólica;
  • Instalações para armazenamento de combustível e oleoduto;
  • Usina termoelétrica;
  • Biodigestores;
  • Biogás;
  • Condução de estudos de viabilidade de possíveis locais para geração de energia hidrelétrica.
6. Movimento Faixa Verde (The Green Belt Initiative)

Essa é uma iniciativa do Governo em contribuir com a concretização do crescimento econômico sustentável e desenvolvimento, em conformidade com o MGDS (Estratégia para o Crescimento e Desenvolvimento do Malaui). O objetivo é cobrir 1 milhão de hectares de terra para reduzir a pobreza, melhorar a forma de sustento e segurança alimentar sustentável a nível nacional e doméstico através do aumento na produtividade dos cultivos agrícolas, pecuária e pesca. As oportunidades de investimento existentes são:

  • Canais de irrigação;
  • Fábricas;
  • Armazéns;
  • Bancos, escolas, dentre outros.

7. Porto Internacional Nsanje Inland

O fato do Malaui ser afastado do litoral afeta o custo de produção, devido ao valor para entrega de matéria-prima ser alto. O governo do Malaui iniciou um projeto para promover um custo menor no acesso pelo Oceano Índico, através do Porto de Chinde, em Moçambique. O canal possui 238 km de distância, e estima-se que os custos com transporte sejam reduzidos em quase 60%. As oportunidades de investimento são encontradas nas áreas abaixo:
  • Construção de oleodutos e refinarias;
  • Instalações para depósitos e armazéns;
  • Hotéis, complexos comerciais, barcos e navios de carga;
  • Desenvolvimento imobiliário.