Embaixada da República do Malawi no Brasil

Embaixada da República do Malawi no Brasil

Notícias

É com grande honra que a Embaixada da República do Malaui no Brasil anuncia a chegada do seu novo Embaixador, Sua Excelência Brian Bowler.

Detentor de um MBA concluído no Reino Unido e um bacharelado em Engenharia Mecânica, o Embaixador Brian Bowler nasceu em Blantyre, Malaui.

Embaixador Bowler vem com experiências tanto nos setores público e privado quanto na arena diplomática. Da perspectiva do setor privado, ele é acionista e proprietário de cervejarias nacionais no Malaui e na Tanzânia.

No setor público, ele já trabalhou como Presidente do Conselho da maior empresa de investimento do Malaui: o Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento (MDC), na qual foi o maior promotor imobiliário do Malaui, supervisionando investimentos bancários e financeiros, de produção, hotéis e hospitalidade. Ele também foi Presidente do Conselho  da então linha áerea nacional: Air Malawi. Durante seu mandato como Presidente, os subsidiários desfrutaram de um crescimento sem precedentes e lucros significativos. Embaixador Bowler também foi um dos fundadores do Comitê Nacional da AIDS do Malaui (NAC), órgão que funciona como coordenador geral na luta contra o HIV/AIDS no país. Ele foi Chefe do Comitê Financeiro da Organização.

Na arena diplomática, Embaixador Bowler também tem extensa experiência e é o atual Decano do Corpo Diplomático do Malaui. Antes de assumir seu posto de Embaixador do Malaui no Brasil, Embaixador Bowler foi representante permanente do Malaui nas Nações Unidas, em Nova York, e trabalhou anteriormente como primeiro Alto Comissário do Malaui na Índia e Embaixador do Malaui na Bélgica, onde ele também foi acreditado na França, Suíça, Luxemburgo, Holanda, União Européia, no Parlamento Europeu, Tribunal Criminal de Justiça de Haia, Grupo de Secretarias de Estado da África, Caribe e Pacífico (ACP), na Organização Cultural, Científica e Educacional das Nações Unidas (UNESCO), Organização Mundial do Comércio (OMC), e Programa Alimentar Mundial (PAM). Embaixador Bowler foi o principal negociador de comércio e serviços sob o contrato de parceria econômica entre a União Européia e os blocos econômicos do Leste e Sul da África. Ele também trabalhou como Conselheiro de vários chefes de Estado e importantes grupos de reflexão.

Os interesses pessoais do Embaixador Bowler incluem a indústria de telecomunicação, o desenvolvimento imobiliário e negócios em geral, bem como golfe, voo e rugby. Sua verdadeira paixão é dar voz aos que não têm e a seus projetos filantrópicos, que constroem maternidades e criam programas de saneamento básico.      

       

    

 

 

27 de outubro de 2016


SUA EXCELÊNCIA O EMBAIXADOR BRIAN BOWLER APRESENTA SUAS CARTAS CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SUA EXCELÊNCIA MICHEL TEMER


No dia 27 de outubro de 2016, quinta-feira, o Embaixador da República do Malawi na República Federativa do Brasil, Sua Excelência Brian Bowler, apresentou suas Cartas Credenciais ao Presidente do Brasil, Sua Excelência Michel Temer, em uma cerimônia realizada no escritório oficial do Presidente, em Brasília, Brasil.

Ao apresentar suas Cartas Credenciais, o Embaixador Brian Bowler cordialmente saudou Sua Excelência Michel Temer e transmitiu os desejos de boa saúde vindos do Presidente da República do Malawi, Sua Excelência o professor Arthur Peter Mutharika. O Embaixador também estendeu, em nome do governo e do povo do Malawi, os desejos de contínuo progresso e prosperidade ao governo e ao povo do Brasil.   

O Embaixador Bowler elogiou a excelente e cordial relação de amizade existente entre o Malawi e o Brasil, e mostrou-se confiante de que essa relação próxima e excelente se estreitará e diversificará futuramente, afirmando que essa é a sua missão e que não poupará esforços para tal.    

O Embaixador Bowler percebeu que o Brasil possui inúmeras riquezas naturais e que dispõe de mão-de-obra extremamente qualificada e especializada, e que se devidamente explorada, promoverá o crescimento econômico mais adiante. Ele também observou que o Brasil possui muitas histórias de sucesso em várias áreas, inclusive na agricultura, e usou o Brasil como exemplo de um dos maiores produtores e exportadores de milho, soja, café, tabaco, carne bovina, frango, sucos de frutas, dentre outros. O Embaixador afirmou que a comida move o mundo e que o acesso a comida adequada é a principal preocupação para a maioria das pessoas. Ele relatou que a produtividade agrícola é importante não somente para a balança comercial do país, mas também para a segurança e saúde da população. Ele destacou que isso tem tornado a agricultura uma das maiores e mais relevantes indústrias do mundo, apontando que o Brasil tem o potencial de um dia se tornar uma “super potência” global em termos de produção alimentar, ou se tornar uma cesta básica global de fato. O Embaixador disse que essa é a razão pela qual ele irá, durante seu mandato, envidar esforços para aprender com a prática e boas experiências do Brasil, além de estimular a troca de competências, conhecimento e tecnologia do Brasil através de cooperação técnica, visitas, viagens de estudo e outros meios inovadores para contribuir para a consolidação do setor agrícola do Malawi e de outros setores em que o Brasil tem muito a compartilhar. O Embaixador informou que não poupará esforços para expandir e intensificar a amizade e compreensão mútua entre os governos e povos do Malawi e do Brasil, principalmente o mútuo benefício cooperativo que levam as relações entre Brasil e Malawi a outro nível.  

Em seus comentários, Sua Excelência o Presidente Michel Temer, agradeceu Sua Excelência o Presidente e professor Arthur Peter Mutharika por seu esforço contínuo em estreitar as relações bilaterais existentes entre os dois países, e também desejou que o Presidente goze de boa saúde e que o povo do Malawi seja próspero e continue em paz. O Presidente Temer também agradeceu o Presidente pelo convite para visitar o Malawi e disse que gentilmente aceita o convite, e que sua implementação será organizada pelos canais diplomáticos, quando apropriado.  

Durante a mesma ocasião, Sua Excelência Michel Temer recebeu as Cartas Credenciais de 11 Embaixadores no total, incluindo os Embaixadores da Bélgica, Bielorrússia, Chipre, Alemanha, Guiana, Itália, Nepal, Peru, Portugal, Romênia e Malawi.