27 de outubro de 2016
SUA EXCELÊNCIA O EMBAIXADOR BRIAN BOWLER APRESENTA SUAS CARTAS CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SUA EXCELÊNCIA MICHEL TEMER
No dia 27 de outubro de 2016, quinta-feira, o Embaixador da República do Malawi na República Federativa do Brasil, Sua Excelência Brian Bowler, apresentou suas Cartas Credenciais ao Presidente do Brasil, Sua Excelência Michel Temer, em uma cerimônia realizada no escritório oficial do Presidente, em Brasília, Brasil.
Ao apresentar suas Cartas Credenciais, o Embaixador Brian Bowler cordialmente saudou Sua Excelência Michel Temer e transmitiu os desejos de boa saúde vindos do Presidente da República do Malawi, Sua Excelência o professor Arthur Peter Mutharika. O Embaixador também estendeu, em nome do governo e do povo do Malawi, os desejos de contínuo progresso e prosperidade ao governo e ao povo do Brasil.
O Embaixador Bowler elogiou a excelente e cordial relação de amizade existente entre o Malawi e o Brasil, e mostrou-se confiante de que essa relação próxima e excelente se estreitará e diversificará futuramente, afirmando que essa é a sua missão e que não poupará esforços para tal.
O Embaixador Bowler percebeu que o Brasil possui inúmeras riquezas naturais e que dispõe de mão-de-obra extremamente qualificada e especializada, e que se devidamente explorada, promoverá o crescimento econômico mais adiante. Ele também observou que o Brasil possui muitas histórias de sucesso em várias áreas, inclusive na agricultura, e usou o Brasil como exemplo de um dos maiores produtores e exportadores de milho, soja, café, tabaco, carne bovina, frango, sucos de frutas, dentre outros. O Embaixador afirmou que a comida move o mundo e que o acesso a comida adequada é a principal preocupação para a maioria das pessoas. Ele relatou que a produtividade agrícola é importante não somente para a balança comercial do país, mas também para a segurança e saúde da população. Ele destacou que isso tem tornado a agricultura uma das maiores e mais relevantes indústrias do mundo, apontando que o Brasil tem o potencial de um dia se tornar uma “super potência” global em termos de produção alimentar, ou se tornar uma cesta básica global de fato. O Embaixador disse que essa é a razão pela qual ele irá, durante seu mandato, envidar esforços para aprender com a prática e boas experiências do Brasil, além de estimular a troca de competências, conhecimento e tecnologia do Brasil através de cooperação técnica, visitas, viagens de estudo e outros meios inovadores para contribuir para a consolidação do setor agrícola do Malawi e de outros setores em que o Brasil tem muito a compartilhar. O Embaixador informou que não poupará esforços para expandir e intensificar a amizade e compreensão mútua entre os governos e povos do Malawi e do Brasil, principalmente o mútuo benefício cooperativo que levam as relações entre Brasil e Malawi a outro nível.
Em seus comentários, Sua Excelência o Presidente Michel Temer, agradeceu Sua Excelência o Presidente e professor Arthur Peter Mutharika por seu esforço contínuo em estreitar as relações bilaterais existentes entre os dois países, e também desejou que o Presidente goze de boa saúde e que o povo do Malawi seja próspero e continue em paz. O Presidente Temer também agradeceu o Presidente pelo convite para visitar o Malawi e disse que gentilmente aceita o convite, e que sua implementação será organizada pelos canais diplomáticos, quando apropriado.
Durante a mesma ocasião, Sua Excelência Michel Temer recebeu as Cartas Credenciais de 11 Embaixadores no total, incluindo os Embaixadores da Bélgica, Bielorrússia, Chipre, Alemanha, Guiana, Itália, Nepal, Peru, Portugal, Romênia e Malawi.
